sexta-feira, 21 de julho de 2017

Um documentário sobre salmões e mulheres cientistas

Por Jana M. del Favero





   Em um dos meus primeiros posts aqui no blog, escrevi sobre o documentário “Mission Blue”, que conta a história da incrível bióloga marinha Sylvia Early, e suas ações pró oceano (releia aqui).

   Recentemente assisti outro documentário que me tirou o fôlego e resolvi compartilhar com vocês, pois ele abrange todas as sessões desse blog: “ciências do mar”, “vida de cientista” e “mulheres nas ciências”.

   O documentário “Salmon Confidential” (Salmão Confidencial) relata a luta da bióloga Alexandra Morton para salvar os salmões selvagens da Colúmbia Britânica, Canadá. A bióloga mudou para a região para estudar as orcas, mas após relatos do aumento da mortalidade de salmões selvagens, decidiu investigar o que estaria causando essas mortes. Analisando os salmões selvagens encontrados mortos, ela encontra uma doença originária da Noruega e que já devastou fazendas de salmão em outros países, como o Chile. Como a região onde os salmões selvagens estavam morrendo possui diversas fazendas de criação do peixe, a pesquisadora tenta dialogar com os fazendeiros e pedir salmões para estudar... A partir daí começa uma batalha: os fazendeiros não liberam espécimes para estudo e lançam relatórios alegando que eles mesmos analisaram e que os salmões de cultivo da região estavam saudáveis. Mas a pesquisadora não desiste, analisa os salmões cultivados na região encontrados em supermercados e passa a observar, mesmo de longe, as fazendas dos peixes. O caso vai parar na justiça e a batalha continua, envolvendo os pesquisadores e os pescadores de salmão selvagens (prejudicados com a alta mortalidade) contra os fazendeiros e o governo (que fica do lado de quem lhe dá maior retorno financeiro!).

   E é exatamente por isso que esse documentário é de tirar o fôlego, ele aborda diversas questões polêmicas: cultivo versus pesca; o preconceito que a bióloga Alexandra Morton sofre por ser mulher em um ambiente dominado por homens, os entraves burocráticos, a dificuldade de fazer uma pesquisa sem apoio e o fato do governo escutar e apoiar o lado que lhe dá maior retorno financeiro sem analisar os fatos!

Fazenda de salmão na Colúmbia Britânica, Canadá (Fonte: http://www.salmonconfidential.ca)


A bióloga Alexandra Morton (Fonte: http://www.salmonconfidential.ca)



   Portanto, estoure sua pipoca, assista esse documentário que está disponível online e deixe sua opinião nos comentários. Adoraria escutar vocês!


   Para assistir o documentário (infelizmente só consegui em inglês e sem legenda): http://www.salmonconfidential.ca


   Para acompanhar as notícias via Facebook: https://www.facebook.com/SalmonConfidential/


   Para saber mais sobre Alexandra Morton e sua luta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário