quinta-feira, 9 de março de 2017

O que são marés e como ocorrem?

Por Gabrielle Souza

Sempre que queremos ir à praia procuramos saber o horário em que a maré vai estar baixa ou alta não é mesmo? Mas você sabe como isso ocorre?


A maré consiste em um fenômeno de descida e subida das águas do mar por meio da força gravitacional, que é o resultado da atração entre o Sol e a Lua exercida sobre a Terra. Apesar do Sol possuir mais massa, a Lua está bem mais próxima da Terra, tendo assim o dobro de influência sobre os oceanos.

A Lua, como qualquer outro objeto, pode atrair corpos em sua direção por meio das forças gravitacionais. Lembrando um pouco das aulas de física: sabemos que dois corpos se atraem, e que esta atração é proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses corpos, tomando a distância entre o centro de gravidade dos corpos... Mas calma!!! Não é sobre física que vamos falar, mas para que você entenda como os oceanos são atraídos pela Lua precisa relembrar este conceito.

Agora vamos lá! A Lua exerce uma força de atração sobre a Terra, sendo esta atração mais perceptível nos oceanos pois, se tratando de um líquido,  flui livremente. A relação da Lua com as marés pode ser entendida de forma muito simples. As águas, por fluírem de forma mais livre, são mais suscetíveis à atração da Lua. A Lua irá exercer maior atração no ponto da Terra do qual estiver mais próxima. Essa atração forma uma espécie de “bojo de água” no ponto mais próximo à Lua, caracterizando assim maré alta (vide desenho abaixo). Já o segundo bojo observado na figura (o que parece estar sendo atraído pelo Sol) é um pouco mais complicado de explicar. Ele decorre da variação do centro de gravidade do sistema Terra-Lua, que acompanha o movimento da Lua ao redor da Terra. É como se tivéssemos água numa bacia e começássemos a rodar a bacia num movimento circular regular. Esse movimento iria produzir uma "ondinha" que giraria pela bacia apoiada em suas bordas. 

    Aproximadamente seis horas depois a Terra terá feito o seu movimento normal de rotação e este ponto inicial estará agora à 90º da Lua, caracterizando maré baixa. Com isso após aproximadamente 12 horas e 25 minutos a rotação da Terra faz com que o mesmo ponto passe por outra maré alta. Ou seja, ao longo de um dia ocorrem duas marés altas e duas baixas em um mesmo ponto.



Maré baixa versus Maré alta


As fases da Lua, por sua vez, influenciam o volume das águas que se movimentam com as mudanças de marés. Quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados (ou seja, nas Luas cheia e nova), ocorre  a chamada maré de sizígia ou viva, e assim percebemos maiores variações no nível do mar entre a maré baixa e alta de uma localidade. Por outro lado, durante as Luas minguante e crescente, quando o Sol, Terra e Lua formam um ângulo de 90º, ocorre a  maré de quadratura ou maré morta, ou seja, a diferença do nível do mar entre a maré alta e baixa terá uma menor amplitude.





Posts relacionados



Quer saber mais??


Referências

OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Marés. 2008. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node3.htm>. Acesso em: 06 jan. 2017.

MESQUITA, João Lara. Lua cheia, maré cheia. A Lua e os Oceanos, um caso de atração. 2015. Disponível em: <http://marsemfim.com.br/a-lua-e-os-oceanos/>. Acesso em: 06 jan. 2017.

TIPOS DE MARÉS: PREIA-MAR E BAIXA-MAR; MARÉS VIVAS E MARÉS MORTAS. Disponível em: <http://www.tabuademares.com/mares/tipos-mares>. Acesso em: 06 jan. 2017.

OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Comparação das marés produzidas na Terra pela Lua e pelo Sol. 2008. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node5.htm>. Acesso em: 06 jan. 2017.

MARÉS. Disponível em: <http://www.iag.usp.br/siae98/fenomastro/mares.htm>. Acesso em: 06 jan. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário